Ouça ao vivo

Defesa Civil vai monitorar doenças silvestres

Divulgação / PMC

A Defesa Civil de Campinas vai monitorar a ocorrência de doenças da fauna que possam afetar humanos durante as vistorias preventivas que serão realizadas pela Operação Estiagem.

O trabalho será realizado com o uso do Sistema de Informação em Saúde Silvestre da Fundação Oswaldo Cruz, em conjunto com a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Campinas – UVZ. A cidade será a primeira cidade do Estado com o aplicativo desenvolvido pela instituição. A ferramenta está em testes e também vai alertar sobre eventuais incêndios. Além das doenças em animais silvestres, conforme explica o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

Com base na análise de satélites, a Defesa Civil poderá deslocar equipes aos locais com focos de incêndio para um levantamento sobre a área. Caso animais sejam encontrados mortos, os profissionais poderão registrar os detalhes da localização e imagens, antes de enviar dados para a Fiocruz.

A Operação Estiagem 2021, que acontece entre o dia 1º de maio e 30 de setembro, tem o objetivo de monitorar e combater as ocorrências de queimadas e incêndios, mais comuns, em razão da baixa umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura e baixa vazão dos mananciais. De acordo com Sidnei, embora a incidência de casos neste ano tenha sido pequena, com apenas quatro registros, a preocupação é grande, já que no ano passado, com o início da quarentena, os incêndios provocados aumentaram. Foram 54 registros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.