Ouça ao vivo

Em Campinas, Doria faz novas críticas ao Governo Federal

Foto: Guilherme Pierangeli

O Governador João Doria visitou Campinas nesta quinta-feira, e ao lado do Prefeito de Campinas, Dário Saadi, e de outros políticos da região, participou de um evento no Paço Municipal para a entrega de 14 mil cestas básicas do programa “Alimento Solidário”, que serão distribuídas a moradores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em situação de vulnerabilidade.

Durante a visita o Governador, mais uma vez, fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro e integrantes do Governo Federal. Entre as falas, ele disse que o Brasil precisa de vacina, e não de cloroquina, criticou Bolsonaro e Paulo Guedes por eles propagarem teorias conspiratórias sobre a China em relação à covid-19, e chegou a chamar de “mentes doentias” a de pessoas que afirmam que a China disseminou o vírus de propósito para vender vacinas.

Ele também pediu celeridade à Anvisa na Análise da Butanvac e liberação para testes. “Obviamente estamos aguardando a aprovação da Anvisa para o início da testagem, fiz um apelo e renovo aqui para que a Anvisa, que é uma instituição séria, uma agência independente, precisa ter senso de urgência diante de um país que está perdendo 2,5 mil vidas por dia e já perdeu 450 mil brasileiros, para que a aprovação seja feita para que em setembro tenhamos essa autorização”.

Doria afirmou que o Estado e Municípios podem auxiliar nas barreiras sanitárias em aeroportos, como ocorre em Congonhas, mas que a competência para instaurar as barreiras sanitárias é do Governo Federal. “O controle dos aeroportos federais é do governo federal, da Infraero, portanto dos Ministérios da Saúde, Justiça e Fazenda, e nossa decisão foi cooperar para fazer a testagem e a triagem, mas quero deixar bem claro que essa é uma responsabilidade não cumprida pelo Ministério da Saúde, que deveria estar fazendo isso há 15 meses, não só para a nova cepa indiana, mas para a covid de forma em geral. Eu lamento que o Governo Federal fez o que deveria ter feito”.

Quanto à piora da pandemia no estado, com cidades como Franca, Batatais e Ribeirão Preto adotando medidas mais restritivas, Doria não foi muito incisivo, e apenas citou o Plano São Paulo e o acompanhamento diário realizado pelo Centro de Contingência do Estado. “Compreendemos muito bem municípios como Campinas, que em momento oportuno, com decisão embasada em dados de pesquisa de infecções, de leitos primários e de leitos de UTI endureceu e com isso salvou vidas, o que as prefeituras não podem é enfraquecer as regras do Plano São Paulo”.

Após a visita à Campinas, Dória foi se dirigiu à Engenheiro Coelho, onde participou da apresentação de um complexo multipistas de uma fábrica de pneus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.