Ouça ao vivo

Estudo aponta que o Brasil está de volta ao mapa da fome

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação apresentou os resultados de uma análise que reforça o alerta do relatório da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que mostra que mais de 55% da população ou 116 milhões de brasileiros enfrentaram algum grau de insegurança alimentar no último trimestre de 2020. Esses dados recolocam o país de volta ao Mapa da Fome da ONU, do qual havia saído em 2014. O indicador é quase 20 pontos percentuais maior do que o registrado na última pesquisa de orçamentos familiares do IBGE. Em 2017 e 2018, 36,7% da população enfrentava algum grau de insegurança alimentar.

Para o professor Dag Mendonça Lima, o impacto da pandemia em famílias mais vulneráveis foi avassalador. Ele afirma que tudo o que vem acontecendo desde o ano passado dificulta no acesso dos alimentos. A pandemia impactou muito na qualidade, na disparidade do acesso aos alimentos. Porque quando eu mexo com renda, com trabalho ou política pública, eu impacto sensivelmente os mais vulneráveis. E a pandemia tem gênero, tem cor e tem endereço. São famílias chefiadas por mulheres, pretas e pardas, periféricas, sem acesso à educação, sem renda e sem trabalho”, explica.

O melhor resultado no acesso à alimentação estável e saudável no país foi alcançado em 2013, quando 22,56% dos brasileiros tinham algum grau de insegurança alimentar. Em 2009, essa fatia representava 30,2% da população.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.