CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Moradores do Jd Roseira reclamam do aumento de furtos

Os moradores do Jardim Roseira, em Campinas, reclamam da falta de segurança no bairro, principalmente no período noturno. Nesta semana houve novo registro de furtos. Homens passaram pelas vias e

Moradores do Jd Roseira reclamam do aumento de furtos
Divulgação / Moradores

Os moradores do Jardim Roseira, em Campinas, reclamam da falta de segurança no bairro, principalmente no período noturno. Nesta semana houve novo registro de furtos. Homens passaram pelas vias e começaram a furtar vários objetos, inclusive lixeiras de metal para serem vendidas em ferros velhos, conforme relata a moradora do bairro, Carmen Félix. “A criminalidade aqui está bem alta ultimamente, eles ficam passando de uma rua na outra, roubam tudo o que eles podem, número das casas, caixas de correios, as lixeiras são o preferido, até tampa da Sanasa quando é de metal eles levam também, a sensação de insegurança é muito grande, até para sair na rua, as vezes para por o lixo, ou quando vai sair de carro, você tem que ficar olhando para cima e para baixo”.

Ela afirma que as rondas da Polícia Militar e Guarda Municipal não são frequentes no bairro. “O policiamento aqui não é satisfatório, de jeito nenhum, eu particularmente não vejo a Polícia passar por aqui, fazer ronda quase nunca. Nós temos um serviço de vigilância que algumas pessoas pagam, mas ele também não pode tomar muita providência”.

Segundo o representante comercial, Sérgio Alves, que também mora no bairro, o policiamento até ocorre no bairro, porém o número de pessoas que praticam os crimes é alto. “Os furtos estão acontecendo no bairro e temos notícias de roubos também. Quando é um furto pequeno não é feito o Boletim de Ocorrência, então a PM fica sem dados, mas a gente nota a presença da Polícia Militar, só que a quantidade de desocupados ali é imensa, e tem alguns pontos também de compra desses materiais furtados”.

Ele afirma que essas pessoas vendem o material roubado para utilizar o dinheiro para comprar drogas. “A gente sabe que ali no lado de cima tem pontos de venda de drogas, então um camarada rouba algo, vai no ferro velho, vende, e já usa o dinheiro para se drogar”.

Para Sérgio, as forças de segurança deveriam adotar uma postura mais ostensiva no patrulhamento no bairro, e ele pede também o fechamento ou uma maior fiscalização dos locais no próprio bairro que compram o material furtado.

Sobre as reclamações dos moradores, a Guarda Municipal de Campinas informou por meio de nota que realiza rondas preventivas em toda a cidade visando evitar a criminalidade e vai intensificar o patrulhamento no bairro. Segundo a GM, o setor de inteligência da corporação tem realizado um trabalho especial para identificar locais que compram material furtado ou roubado para coibir esse tipo de comércio ilegal.

A SSP informou por meio de nota que os programas de policiamento preventivo e ostensivo na área do 2º DP de Campinas, responsável pela região do Jardim Roseira, serão intensificados a fim de reforçar a segurança da população. Segundo a pasta, no primeiro trimestre do ano, houve queda nos casos de roubos em geral (-4,6%), em comparação ao mesmo período de 2020, e 86 criminosos foram presos. Os furtos registrados são investigados pelo 2º DP, que trabalha para identificar e prender os autores.

Conteúdos