Um estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas mostra que a proporção de mortes de idosos com 80 anos ou mais caiu pela metade no Brasil após o início da vacinação contra a covid-19 em janeiro.
Conforme os dados, o percentual médio de vítimas dessa faixa etária era de 25% a 30% em 2020 e foi reduzido para 13% no final de abril. No início da imunização, há cerca de quatro meses, o índice era de 28%.
A pesquisa aponta que 13,8 mil mortes de pessoas com 80 anos ou mais foram evitadas em um intervalo de dois meses. Segundo balanço do início de maio, 6,5% da população recebeu as duas doses da vacina.
A taxa de mortalidade entre pessoas de 80 anos ou mais era 13,7 vezes maior do que para pessoas com zero a 79 anos no começo deste ano. Segundo o estudo, essa relação caiu para 6,9 vezes no início de abril.
Os níveis de cobertura vacinal com a primeira dose acima dos 80 anos chegaram a 50% na primeira quinzena de fevereiro, 80% na segunda quinzena do mês e em 95% em março, conforme os dados oficiais.