Ouça ao vivo

Pandemia prejudica mais os restaurantes da região central

Desde o início da pandemia muitos restaurantes fecharam em Campinas, em especial, na região central. Isso ocorre devido ao modelo de negócio destes estabelecimentos, que foi muito prejudicado pelas medidas de restrição.
Foto: Guilherme Pierangeli

Desde o início da pandemia muitos restaurantes fecharam em Campinas, em especial, na região central. Isso ocorre devido ao modelo de negócio destes estabelecimentos, que foi muito prejudicado pelas medidas de restrição, uma vez que a principal clientela é composta por trabalhadores e estudantes, conforme relata o Presidente da Abrasel RMC, a Associação de Bares e Restaurantes da RMC, Matheus Mason. “A gente está em um momento em que o pessoal está voltando, mas ainda é muito pequeno o volume de trabalhadores ainda, há muita gente em casa ainda, muita gente ociosa, tem restaurantes próximos de escolas que as aulas não voltaram 100%, as empresas estão em home office, e esta população não está consumindo, então os restaurantes estão sofrendo mais como outros modelos de negócio que conseguem ter um delivery”

Devido ao baixo movimento no Centro aos finais de semana alguns desses restaurantes sequer abrem aos sábados à noite e durante o domingo, e por isso dependem muito da clientela que trabalha e estuda no Centro. Restaurantes que trabalham com self-service são ainda mais afetados pois há uma limitação maior para se trabalhar com delivery. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o consumo em estabelecimentos de alimentação caiu 34,2% em 2021 no comparativo com o período pré-pandemia. Outros fatores que contribuem para a menor clientela e consequente fechamento dos estabelecimentos são o fechamento de lojas e outros tipos de comércios, e o consequente aumento do desemprego.

O Presidente da Abrasel RMC afirma que boa parte dos restaurantes que fecharam não irão reabrir. “Existem aqueles que tomaram uma decisão durante a pandemia de encerrar suas atividades, fechar, para pelo menos salvar um pouco de caixa e patrimônio e poder reabrirem, são poucos os casos, o que estamos vendo no mercado é outras pessoas de outros setores comprando bares e restaurantes em um preço mais em conta e reabrindo alguns restaurantes”. Antônio Carlos é porteiro em um prédio em um trecho da rua Sacramento onde quatro restaurantes fecharam nos últimos anos. Ele afirma que os estabelecimentos fazem falta. “Pra gente faz muita falta, era uma comida boa, bom atendimento, um pessoal muito bonzinho”

Matheus Mason acredita que, apesar das dificuldades ainda existentes e da situação da pandemia, a tendência é que o setor avance na recuperação nos próximos meses. “Temos a impressão e a esperança que esse ciclo de fechamentos e restrições já está no final e os estabelecimentos terão um horizonte de restrições menores a cada semana”. O Sebrae estima ser possível que boa parte dos restaurantes recuperem os níveis de atividades registrados antes da pandemia até o mês de outubro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.