Ouça ao vivo

Campinas reforça alerta sobre variante indiana

Foto: Valéria Hein/ Arquivo CBN

Campinas não tem registro de casos da nova variante indiana do conoravírus, mas o alerta já foi enviado pela Secretaria Municipal de Saúde para todos os serviços de saúde do município e ao Aeroporto Internacional de Viracopos.

No terminal, a prefeitura não tem autonomia para tomada de decisão, como impedir a entrada de pessoas ou voos, porque apesar de estar no território de Campinas, a jurisdição é Federal. No entanto, a prefeitura mantém a troca de informações e o diálogo com autoridades sanitárias de Viracopos.

Para a diretora do Devisa, Andrea Von Zuben, a situação preocupa porque, além dos seis pacientes que chegaram da Índia, no Maranhão, há outros casos já confirmados no Brasil.

Na Rodoviária de Campinas, Andrea Von Zuben disse não ser possível também o monitoramento dentro do terminal, mas os alvos serão os locais onde as pessoas com sintomas que chegam a Campinas pela Rodoviária estarão.

De acordo com o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, o alerta aos profissionais de Saúde é para que façam uma investigação do deslocamento de pacientes com sintomas respiratórios e gripais.

O papel de monitorar e identificar passageiros com suspeita de covid-19 e uma possível contaminação com novas variantes é da Anvisa e a decisão pela instalação de barreiras sanitárias em aeroportos e fronteiras é do Governo Federal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.