Ouça ao vivo

Situação do Palace Hotel segue inalterada

Foto: Guilherme Pierangeli

Quase um ano e meio após a intervenção da Prefeitura de Campinas, a situação do prédio do antigo Palace Hotel, no Centro de Campinas, segue sem grandes mudanças. Em janeiro de 2020 a Prefeitura assumiu o prédio, que fica na esquina das ruas Irmã Serafina e Ferreira Penteado e está abandonado há mais de 15 anos.

Uma limpeza foi realizada pela prefeitura, e tapumes de madeira que cercavam a construção foram trocados por uma estrutura de metal. Mas fora isso, pouca coisa mudou na opinião de comerciantes do entorno, conforme relata Larissa dos Santos, que trabalha em uma loja em frente ao prédio. “Eles só colocaram essas placas aí, pois as antigas estavam caindo, quando chovia dava vento e as placas saiam na rua, mas não mudou quase nada, continua mesma coisa, e acho um descaso, um prédio desse abandonado poderia virar um hospital, iria realmente melhorar muito se construísse alguma coisa, ou reformasse”, opina.

José Oliveira é proprietário de uma lanchonete na rua Ferreira Penteado há cerca de dez anos, e diz que desde que chegou no local a situação é a mesma. “Só cercaram, colocaram os tapumes do lado e ficou por aí.” Ele afirmou ainda que a situação poderia melhorar com uma reforma. “Se reformassem teria mais frequência de gente porque tá muito abandonado né, pode acontecer muita coisa”.

Já na opinião do aposentado Júlio Futenma, que é vizinho do edifício, houve uma melhora após a intervenção da prefeitura. “Há muito tempo ele está abandonado, eu moro aqui há mais de 30 anos, eu sou vizinho aqui. Melhorou um pouquinho porque a prefeitura tampou ele, fizeram uma boa limpeza, antes tinha problema de dengue por causa da piscina, hoje esvaziaram ele, e hoje ninguém invadiu, antes estavam invadindo e isso que era o pior, com esse negócio de (uso) de drogas”.

O edifício tem 10 andares, e foi erguido na segunda metade da década de 70. A Prefeitura se baseou em uma lei municipal para assumir o prédio. Segundo a legislação, a intervenção durará três anos, contados desde janeiro do ano passado.

Após este período o prédio voltará aos proprietários caso eles manifestem desejo e quitem os débitos existentes. Caso isso não ocorra, o edifício passará a ser propriedade do município. Para se ter uma ideia, somente a dívida de IPTU referente à construção ultrapassa R$ 24 milhões.

A Prefeitura de Campinas informou por meio de nota que desde a intervenção os proprietários do prédio não entraram em contato com a Prefeitura. Segundo a administração municipal, um imóvel é considerado abandonado (e pode ser alvo de intervenção) quando atende três características: o dono não tem mais interesse em conservá-lo, o lugar não está ocupado e os impostos da propriedade não estão sendo pagos. A Prefeitura estuda alguns projetos para uso do imóvel no futuro, mas ainda não há uma definição.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.