Ouça ao vivo

SP amplia grupos prioritários para vacinação

Foto: Reprodução/YouTube do governo de SP

O governo de São Paulo atualizou o calendário de vacinação e ampliou os grupos prioritários que receberão primeiro as doses para a imunização contra a covid-19. Mulheres grávidas e que deram a luz recentemente, com mais de 18 anos e que tenham comorbidades, serão vacinadas a partir do dia 11 deste mês. Esse grupo é formado por cerca de 100 mil pessoas. No mesmo dia começará a imunização de 30 mil deficientes permanentes, com idade entre 55 e 59 anos. Já no dia 12 de maio, será a vez das pessoas com comorbidades, também com idade entre 55 e 59 anos, receberam a vacina contra a covid-19. Serão 900 mil pessoas imunizadas nesta etapa.

O governo do estado entende como comorbidades os 22 problemas de saúde listados pelo Ministério da Saúde, no Plano Nacional de Imunização. Entre as doenças preexistentes estão a obesidade mórbida, insuficiência cardíaca e renal, portadores de HIV, diabetes e hipertensão grave. A coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, explica que todas as pessoas que se enquadram nesses grupos precisarão comprovar suas condições de saúde. Segundo ela, para receber as doses, será necessária a apresentação de atestados e laudos médicos que confirmem a comorbidade ou a deficiência. “A todo momento que a gente for fazer a vacinação, uma comprovação é necessária, para que a gente tenha certeza das condições que nós estamos colocando agora, que são critérios importantes para essa vacinação. Apresentar o comprovante do fator de risco pode ser por meio de exames, receitas, relatórios médicos ou prescrições médicas. Lembrando que as gestantes têm o seu pré-natal, então ela tem um obstetra e ele pode fornecer a ela esse relatório médico sem problema nenhum”, afirma.

O calendário estadual de vacinação prossegue com a vacinação da população com idade entre 60 e 62 anos, a partir desta quinta-feira. Serão 1,4 milhão de doses aplicadas. No dia 10 de maio, 120 mil pessoas com síndrome de down, insuficiência renal crônica e transplantados começarão a ser imunizados. Os metroviários serão vacinados a partir de 11 de maio e motoristas e cobradores a partir de 18 de maio. O governo de São Paulo anunciou também que o Instituto Butantan entrega nesta quinta-feira mais um milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.