Ouça ao vivo

Tributação tem impacto no preço para o Dia das Mães

Foto: Flávio Botelho

O dia das mães é uma das datas que mais movimentam o comércio no Brasil. A expectativa neste ano é a ocasião movimente R$ 12,2 bilhões em todo o país, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, valor que é 47% superior ao registrado no ano passado.

Mas grande parte deste montante não fica com as empresas, já que há altos valores de impostos embutidos nos preços finais ao consumidor, conforme explica Ricardo Balistiero, economista, Doutor em Administração e Coordenador do Cursos de Administração no Instituto Mauá de Tecnologia. “O Brasil é um país em que os tributos indiretos tem mais peso que os diretos, sendo o ICMS o principal deles, é o que mais gera arrecadação e está embutido no preço dos produtos. Então os itens usados para presentes de dia das mães entre 40 e 60% do preço é tributo”.

O economista afirma que a tributação indireta é mais incidente em itens que o governo quer inibir o consumo, como cigarros e bebidas alcoólicas, mas produtos que geralmente são dados como presentes também apresentam grande taxação. “Esses produtos também tem uma tributação elevada, entre 40, 60 e 70%, então é muito difícil fugir disso, então quando você faz a opção por dar um presente é importante a pessoa ter a ciência que está pagando uma carga tributária bastante elevada”

O economista afirma que a carga tributária continua em patamares próximos a 33 % do PIB nos últimos anos, e que isso acaba sendo inevitável, devido aos aumentos dos gastos do governo com a pandemia. Com isso, o consumidor não tem como fugir dos tributos. “Produtos com tributação um pouco mais baixa são aqueles mais ligados ao consumo básico, como alimentos. Agora os itens de bens de consumo a tributação é bastante elevada, então não tem como fugir disso não. O que o consumidor vai ter que fazer é uma boa pesquisa para saber se as lojas por exemplo estão tirando suas margens de lucro”.

O empresário Willian Perissato afirma que teve comprar um presente mais em conta para o dia das mães em relação ao que ele havia planejado, e que isso ocorre tanto pela alta de preços devido à pandemia quanto pela tributação. “Comprei um celular, porém, pretendia dar outro que tinha um preço antes da pandemia, e após a pandemia aumentou muito, e por isso tive de dar um celular inferior ao que pensei, mas o imposto está afetando muito a parte de eletrônicos”.

Algumas das categorias de itens que podem ser presentes de dia das mães e que sofrem alta tributação são: Bijuterias, com 43% de impostos; bolsas, com 40%, óculos de sol, com 44%, relógio, com 56%, perfumes, com 69%, dentre outros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.