A vacina Covaxin, fabricada na Índia, será testada em cinco cidades brasileiras. Uma delas é Campinas. Os outros municípios em que o imunizante contra a covid-19 será aplicado na fase de estudos são a capital paulista, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro e Campo Grande.
Os testes estão na terceira fase. A Anvisa aprovou os estudos com 4,5 mil voluntários. Somente em Campinas, mil pessoas devem participar.
A empresa Precisa Farmacêutica, parceira brasileira da fabricante da vacina, Bharat Biotech, solicitou os estudos à Anvisa.
Em fevereiro, o Governo Federal acertou a compra de 20 mil doses da vacina, mas a Covaxin ainda não obteve a certificação de boas práticas da Anvisa, que permite a aplicação.
Segundo dados da fabricante e do Conselho de Pesquisa Médica da Índia, a vacina teve eficácia geral de 78% para casos sintomáticos e 100% para casos graves na segunda fase de testes no país onde é produzida.
Os voluntários devem ter mais de 18 anos. Será aplicada a vacina em um grupo e placebo no outro. As informações de como se inscrever para os testes ainda não foram divulgadas.