Ouça ao vivo

Vacinação derruba afastamentos por covid-19 na GM

Viaturas da GM (Foto: Arquivo PMC)

A Guarda Municipal de Campinas registrou, desde o início da pandemia, 258 solicitações de afastamento de integrantes da corporação por suspeita de covid-19. O número exato de casos confirmados não foi divulgado, mas a corporação registrou até o momento cinco óbitos pela doença, conforme detalha Maria de Lourdes Soares, Comandante da GM de Campinas. “Infelizmente no início do ano nós perdemos 5 companheiros vitimados pela covid, sendo que dois deles estavam trabalhando em outros postos de trabalho”.

Segundo a comandante, a vacinação reduziu drasticamente o número de pedidos de afastamento de agentes por suspeita de covid-19. Até o momento 92% dos integrantes da GM receberam ao menos uma dose de vacina contra o coronavírus. “Sem dúvida, essa vacinação tranquilizou, e de fato esse afastamento preventivo ele deixou de ocorrer, foi algo que nos deixou muito felizes, tranquilizou, pois a Guarda trabalha 24 horas na rua, fazendo esse enfrentamento, pra quem está o tempo todo na rua ser contaminado é um pouco mais fácil”, afirma.

Comandante Lourdes destaca que atualmente há apenas um caso de membro da GM afastado, e que isso ocorre após a esposa deste membro testar positivo para a covid-19. “Casos ativos nós não temos nenhum, felizmente. Tivemos na semana passada um afastamento por suspeita após a esposa de um GM positivar para covid, ele já está vacinado, e essa é uma medida sanitária de afastamento”.

Ao ver de perto o efeito da imunização no grupo, a Comandante destaca a importância de se vacinar. “Aqueles que porventura ainda tenham dúvida, vacinem-se. Isso é muito importante, nós temos essa prova aqui na corporação de que os afastamentos caíram consideravelmente após essa vacinação”.

Segundo a Fenaguardas, a Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais, desde o início da pandemia 179 agentes de guardas municipais perderam a vida em decorrência da covid-19, número superior ao número de mortos em serviço desde 2016, que é de 144, também segundo a entidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.