Ouça ao vivo

Vacinação para profissionais da saúde tem início no CIS Guanabara

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e a Unimed Campinas visando intensificar a vacinação contra a Gripe (influenza) nos trabalhadores da saúde teve início nesta segunda-feira. A parceria criou um ponto de vacinação no CIS Guanabara, e é válida para a aplicação de doses em profissionais da saúde dos setores público e privado.

A iniciativa é aberta a todos os trabalhadores relacionados à saúde, inclusive os que não lidam diretamente com pacientes, conforme explica a Médica infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Unimed Campinas, Silvia Mara Penteado. “É uma tentativa de ajudar e aumentar a vacinação para a gripe no município de Campinas, vale ressaltar que não serve apenas para médicos e enfermeiros, mas também para cuidadores, doulas, recepcionistas de consultórios, motoristas de ambulâncias, fonoaudiólogos, dentistas, enfim todos profissionais da saúde ou todos que de forma direta ou indireta estão na linha de frente e em contato com o público em geral”, explica.

Para ser vacinado, o profissional precisa comprovar a atividade que realiza, sendo aceitas carteirinhas de registros de classe ou declarações de vínculo empregatício com locais relacionados à saúde. A parceria se faz necessária, pois dentre as categorias que compõe o público alvo nesta primeira etapa da campanha, a de profissionais da saúde é a que conta com a menor adesão.

Até a última quinta-feira (3), quando foi divulgada a mais recente parcial da campanha, somente 25,1% dos trabalhadores da saúde da cidade tinham sido vacinados, com 13,6 mil doses aplicadas. Índices menores do que de grupos como gestantes, puérperas e crianças.

Para a doutora Silvia, a campanha de vacinação contra a covid-19 pode estar impactando na adesão dos profissionais da saúde à campanha de vacinação contra a gripe. “Como estamos no meio da campanha da covid-19 os profissionais podem estar no meio entre uma dose da covid e a outra dose”.

A vacinação contra a gripe deve ocorrer com um intervalo de 14 dias, antes ou depois da vacinação contra a covid-19. A vacina oferece proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B.

Um profissional da saúde que aproveitou para se vacinar no local foi Murilo de Moraes, Médico Insensitiva em UTIs do interior paulista. “Somos profissionais da saúde, estamos sempre expostos, eu trabalho em UTIs, minha esposa em pronto socorro, então acho importante a gente se proteger não só da covid mas também de outras doenças que continuam acometendo a população e temos de ser os primeiros a vir aqui para se proteger e proteger a população também, além de dar o exemplo”.

A vacinação ocorre no CIS Guanabara, localizado na Rua Mário Siqueira, 829, no bairro Guanabara, atrás da Sede I da Unimed Campinas. O espaço foi cedido gratuitamente pela Unicamp. As vacinas são aplicadas de segunda a sábado, das 8h às 18h, até o próximo dia 14 de maio.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.