A Abrasel, entidade que representa bares e restaurantes em Campinas, lançou em parceria com o sindicato da categoria, uma campanha de conscientização do setor para a prevenção a contaminação pelo novo coronavírus. A proposta é conscientizar os proprietários de estabelecimentos e a população em geral sobre a importância do cumprimento das medidas de distanciamento e cuidados sanitários que o momento exige. O setor é um dos mais impactados pela pandemia, já que durante boa parte da quarentena ficou fechado ou teve que atuar com restrição de horário, como acontece neste momento.
Atualmente, toda atividade comercial e de serviços em Campinas tem que fechar a partir das 19 horas, quando começa a vigorar o toque de recolher. O presidente da Abrasel Campinas, Matheus Mason, disse que os empresários do setor devem entender os protocolos e seguirem as regras de segurança. Ele explica que os poucos que não atendem as determinações das autoridades de saúde acabam prejudicando a categoria como um todo. Para Mason, quem trabalha de acordo com os protocolos não deveria ser punido. “A grande maioria que está trabalhando, que está tentando fazer as coisas acontecerem para sobreviver, acaba sofrendo com essa imagem negativa. Então, sabendo disso, a gente precisava fazer uma campanha para conscientizar essas pessoas, porque é claro, essas aglomerações são responsáveis pela contaminação pelo coronavírus. E não é bar e restaurante que trabalha direito que é a causa de propagação do coronavírus”, explica.
Essa não é a primeira campanha desenvolvida pela Abrasel durante a pandemia. O diretório nacional da entidade também lançou neste mês de junho um manifesto em favor da vacina. Em janeiro, a associação também realizou uma campanha incentivando o serviço de delivery de bares e restaurantes.