Ouça ao vivo

Campinas amplia toque de recolher e limita comércio

Foto: Valéria Hein

A prefeitura de Campinas ampliou as restrições de combate à pandemia para comércio e serviços, que deverão encerrar suas atividades a partir das 19 horas. O decreto municipal será publicado neste sábado e terá validade a partir de segunda-feira. Com isso, bares, restaurantes, comércio em geral, shoppings, academias e demais serviços não poderão funcionar após este período.

O toque de recolher será ampliado, tendo validade no período entre 19h01 e 04h59, diariamente. No período noturno, o consumo de bebidas alcoólicas será proibido em postos de combustíveis e em qualquer via pública da cidade. O secretário de justiça de Campinas, Peter Panutto ressalta o rigor da nova determinação. “Nós estamos estabelecendo expressamente a proibição de consumo de bebidas alcoolicas nas dependências dos postos de combustíveis. E os donos de postos deverão ser responsáveis por essa fiscalização. Haverá a proibição de consumo de álcool em toda e qualquer via pública, no horário do toque de recolher”, garante.

As regras mais rígidas são necessárias pela velocidade de contaminação em Campinas. O Departamento de Vigilância em Saúde detalhou alguns casos de investigação de surtos de covid-19 registrado nas últimas semanas na cidade. As situações se repetem, independentemente do ambiente.

Um dos casos mais graves aconteceu em uma reunião familiar, que aconteceu em abril. Na ocasião, 14 pessoas de uma mesma família se contaminaram com o novo coronavírus. Sete deles ficaram em estado grave e seis morreram. Em um bar e restaurante da cidade, com 48 funcionários, foram quatro casos em investigação e duas mortes registradas. Em uma loja de shopping center, seis de 27 funcionários se contaminaram. O prefeito Dario Saadi afirma que as medidas são necessárias porque essa é a realidade de Campinas. “É importante essa apresentação de casos. Casos reais. Essa é a vida real. Quando a pessoa está no hospital, em um leito, muitas vezes intubado, são situações como essa que precede a contaminação”, disse.

Outro dado que chama a atenção é que cerca de 40 mil pessoas com mais de 50 anos em Campinas não se vacinaram. A Diretora do Devisa, Andrea Von Zuben disse que existem doses disponíveis para essa população já na semana que vem. “A gente está com vaga aberta, acima de 50 anos. Para a semana que vem a gente tem mais de 40 mil campineiros acima de 50 anos que não foram vacinados. E a gente está com vaga. Então eu não sei se foi um problema de divulgação. A gente tem muita vaga para a semana que vem e na nossa conta ainda faltam 40 mil pessoas”, revela.

Campinas terá neste sábado o quarto Dia D de vacinação contra a covid-19. A expectativa é imunizar uma população de 28.900 pessoas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.