Oito famílias de Sumaré perdem tudo em incêndio

Foto: Danilo Braga

Pelo menos oito famílias perderam tudo que tinham num incêndio que atingiu a comunidade São Judas Tadeu, em Sumaré, no distrito de Nova Veneza. O Corpo de Bombeiros Municipal e a Defesa Civil de Sumaré foram acionados por volta das 17h30 e, prontamente, enviaram equipes para atendimento à ocorrência. O combate às chamas durou cerca de três horas e os barracos ficaram totalmente destruídos. A ação contou com o apoio dos Bombeiros do Estado.

Ninguém se feriu no incêndio que teria começado numa área de mato ao lado. As moradias ficavam perto de uma linha de trem. As famílias foram para a casa de parentes e estão sendo acompanhadas pela prefeitura. Vanusa de Paula Soares estava trabalhando e quando chegou o fogo já estava controlado. “Na hora eu estava trabalhando, catando material de reciclagem e quando cheguei vi que tinha perdido tudo, roupas, uniforme e material escolar das minhas filhas…”. O local passou por perícia para ajudar a descobrir as causas do incêndio.

As famílias perderam roupas, alimentos, eletrodomésticos, documentos e todos os móveis, que foram destruídos pelo fogo. Doações podem ser feitas na sede do fundo social de solidariedade, na Rua Dom Barreto, 1377. A prefeitura de Sumaré informou que o incêndio, com causas até então desconhecidas, está sendo investigado pela Polícia. As famílias resistiram à ida ao abrigo provisório disponibilizado pelo Município e foram realocadas para a casa de parentes ou amigos nas proximidades.

De acordo com a secretaria de Habitação da Prefeitura de Sumaré, a área localizada em faixa de domínio da empresa Rumo Logística sofreu processo judicial de reintegração de posse. Cerca de 80 famílias habitavam o local e a saída dessas pessoas estava ocorrendo de forma gradativa e pacífica, restando apenas oito na área. Todas as famílias do núcleo, cadastradas pela Habitação de Sumaré, são atendidas pelo programa municipal de Auxílio Moradia, assim como acontecerá com as que sofreram os impactos do incêndio. A Defesa Civil está no local atingido para as avaliações e foi iniciado o trabalho de limpeza de toda a área pelas equipes da Prefeitura. As secretarias de Habitação e de Inclusão Social de Sumaré seguem acompanhando e dando suporte às famílias.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas ainda pode ter chuva forte nessa 3ª feira; confira a previsão

Manifestantes contra autarquização do HC invadem auditório e reunião do Consu é suspensa

Emdec remaneja radares em Campinas para reforçar segurança no trânsito

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Após redução no acumulado de chuvas, Campinas reabre parques nesta terça (16) 

A Prefeitura de Campinas (SP) reabriu, na manhã desta terça-feira (16), os 25 parques e bosques municipais e a Mata de Santa Genebra após redução no acumulado de chuvas, que ficou em 68, milímetros em 72 horas, de acordo com o Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec), do governo do Estado de São Paulo. As áreas verdes estavam fechadas desde domingo (13). 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.