Ouça ao vivo

Com uso de 100% dos leitos, Amparo terá lockdown

Foto: Danilo Braga

Com 100% de ocupação nos hospitais, a Prefeitura de Amparo entrou na fase vermelha emergencial do Plano SP, nesta terça-feira. Só serviços essenciais terão permissão de abrir e a medida vai valer por 15 dias. Além disso, nos dois próximos fins de semana vai ocorrer um lockdown, quando não poderá ocorrer nem a circulação de ônibus do transporte público na cidade. Só farmácias e serviços de saúde poderão funcionar. Até mesmo serviços considerados essenciais, como supermercados e postos de combustíveis vão ter que fechar.

O lockdown inclui também as duas sextas-feiras. Por isso, durante os outros dias da semana os supermercados vão funcionar até meia noite  para que os moradores tenham tempo de fazer as compras necessárias. A medida visa conter o avanço de casos de covid-19 na cidade, que enfrenta o pior momento da pandemia. O Prefeito de Amparo, Carlos Alberto (MDB), não fala em terceira onda, mas de uma continuidade da segunda. Aqui a gente sentiu que nem acabou a segunda. A cidade vive o pior momento. Em maio tivermos 48 óbitos”, explica Carlos Alberto.

De acordo com Carlos Alberto, uma minoria na cidade tem desrespeitado o afastamento social, prejudicando toda a cidade, e em especial o Comércio que agora terá que mais uma vez fechas as portas. “Contra a ignorância. falta de educação e falta de consciência de uma parcela da população é uma luta impossível. Tem pacientes com 80% do pulmão comprometido sem suporte respiratório. Será que essas pessoas precisam perder alguém da família para acreditar que a doença existe?”, lamenta Carlos Alberto.

Durante o lockdown, os serviços de alimentação, como restaurantes e mercados, só podem funcionar com delivery. Os funcionários devem se cadastrar no site da prefeitura para conseguir uma autorização especial de circulação. As empresas e pessoas terão que comprovar o motivo, caso sejam flagrados nas ruas. Quem estiver na rua sem autorização vai receber multa de R$ 500.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.