Ouça ao vivo

SP diz que vacinará todos os adultos até 31/10

O Governador João Dória anunciou nesta quarta-feira (2) que toda a população adulta do estado de São Paulo será vacinada até 31 de outubro deste ano com pelo menos com uma das doses das vacinas disponíveis no país. Segundo Doria, a data é uma antecipação em dois meses do previsto inicialmente. “Originalmente nossa previsão era até 31 de dezembro, agora nós estamos afirmando que todos os paulistas, todos os brasileiros que residem em São Paulo, serão vacinados até 31 de outubro”.

Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, explicou como foi feito o planejamento do estado para que seja cumprida a estimativa. “Nós estamos projetando baseado no que está no site do Ministério da Saúde, ou seja, de acordo com isso e até com uma redução de doses, nós poderemos sim completar o calendário vacinal e vacinar de 18 anos para cima todos os brasileiros de São Paulo até o final de outubro”, afirmou.

O Governador afirmou que caso as doses enviadas pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunização não sejam suficientes para cumprir o cronograma, doses da Coronavac adquiridas pelo estado poderão ser utilizadas. “30 milhões de doses que o governo do estado comprou da Sinovac poderão ser utilizadas a qualquer momento, a partir da chegada em setembro, para completar a imunização dos paulistas e brasileiros de São Paulo, por isso temos absoluta segurança que a imunização será completa até 31 de outubro”, garantiu.

Números da pandemia no estado

Na coletiva houve também a divulgação de números da pandemia no estado atualizados. Houve queda de 22% no número de casos de covid-19 na semana passada no comparativo com a anterior, porém houve uma alta de 7,4% nas internações e de 3,6% nos óbitos. Em todo o estado a ocupação de leitos de UTI covid-19 está em 81,2%.

Coronavac para viajantes

Outra notícia trazida pelo governador é um pedido que foi feito pelo estado à Comunidade Econômica Europeia para que seja facilitada a entrada de viajantes que tenham sido vacinados com a Coronavac. Isso ocorre após a OMS anunciar a aprovação para uso emergencial do imunizante, que é produzido no Brasil pelo Butantan em parceria com a chinesa Sinovac. Doria frisou que isso visa normalizar fluxo de pessoas, favorecendo o turismo e também a realização de negócios.

Chegada de IFA permitirá produção de mais 10 milhões de doses

O Governador também anunciou a chegada de mais doses do IFA, o Insumo Farmacêutico Ativo, matéria-prima para a produção de vacinas. No final do mês o Butantan receberá 6 mil litros que permitirão a produção de mais 10 milhões de doses da Coronavac.

 

*Atualizado às 15h10

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.