Ouça ao vivo

Hemocentro tem estoque de sangue para somente três dias

Foto : Flávio Botelho

O Hemocentro da Unicamp está com cerca de 40% do estoque de sangue, volume que é suficiente para atender hospitais por apenas três dias. O ideal, segundo o Hemocentro, era ter estoque para no mínimo cinco dias. A instituição dá suporte a hospitais do SUS, com média diária de fornecimento de 210 bolsas de sangue. Esses hospitais atendem cerca de 6 milhões de pessoas nas regiões de Campinas e Piracicaba.

Esse volume baixo é reflexo da queda de doações desde o início da pandemia, conforme afirma o diretor do serviço de coleta do Hemocentro, Vagner de Castro. “Houve queda de até 60% do comparecimento de doadores comparando com situações anteriores à pandemia”.

O que agrava a situação é que apesar da queda de doações, o volume utilizado de sangue se manteve estável. “O consumo de sangue nesse período se mantém estável, este é o grande problema, com a queda nas doações a gente vive no limite do crítico, é importante que a comunidade se conscientize da importância de estar fazendo a doação de sangue”.

Há necessidade de doação de todos os tipos de sangue. Podem doar as pessoas com 18 a 69 anos, que pesem mais de 50kg, e com boas condições de saúde; Quem tiver 16 ou 17 anos precisa do consentimento formal e presencial do responsável, enquanto idosos não podem realizar a doação caso nunca tenham doado antes.

Não devem doar também as pessoas que tiveram febre, sintomas gripais ou contato com pessoas contaminadas com covid-19 nas duas últimas semanas. Já quem teve covid-19 pode doar sangue somente a partir de um mês após a recuperação. “O Hemocentro é um ambiente que está fora do ambiente hospitalar, a área de doação de sangue é isolada da de atendimento aos pacientes, então o risco de se contaminar (com a covid-19) no Hemocentro é tão grande quanto de se contaminar com qualquer atividade diária, como ir ao supermercado”, afirma Castro, que completa: “Então a gente recomenda que se for para sair de casa que seja por uma boa razão, e uma delas é fazer a doação de sangue”.

Neste mês está sendo realizada a campanha Junho Vermelho, e por isso, além de poder doar sangue no Hemocentro com o horário agendado, há a opção de realizar a doação sem agendamento prévio na unidade móvel do hemocentro, que estará a cada dia em uma cidade diferente na região.

Para isso basta comparecer aos locais no horário determinado com um documento de identificação. A agenda com datas, cidades e horários de coleta pode ser conferida no site hemocentro.unicamp.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.