O inverno chegou e, nos dias mais frios, as sopas são boas opções de prato para quem quer se aquecer, além de ser uma refeição considerada gostosa por muitos.
A opção é versátil, além de ser uma das receitas mais antigas e populares do mundo. A sopa fornece vitaminas e nutrientes que o organismo precisa nas estações mais frias do ano.
Em uma tradicional padaria de Campinas que serve sopas há 24 anos, a procura aumenta de 30% a 40% nessa época do ano. O gerente do estabelecimento, Pedro Scanferla, conta que a pandemia forçou uma redução na variedade do cardápio.
“Antes da pandemia nós servíamos 6 tipos de sopa diariamente, e agora são 4 tipos por dia. Os sabores variam entre 30 opções.”
Mesmo assim, tem sempre aquela opção que não pode faltar: a canja.
A nutricionista Renata Guirau explica o motivo da procura por sopas e caldos aumentar nessa época do ano.
“No inverno, quando as temperaturas começam a abaixar, nosso padrão de alimentação sofre algumas alterações. Nós buscamos sempre alimentos mais aconchegantes e quentinhos para equilibrar a temperatura. É uma forma inteligente de manter a dieta rica em fibras, vitaminas e minerais. É o prato colorido apresentado de uma forma diferente”.
Os ingredientes podem variar de acordo com a preferência e estilo de vida do consumidor.
“Se falamos de uma pessoa vegetariana, vegana, ou que come carne, é importante que isso seja observado. O principal é pensar na composição da receita como um todo: uma fonte proteica, um carboidrato e legumes”.
Seja sopa, caldo, de legumes ou de carne, a iguaria atravessou períodos históricos e as receitas não têm fronteiras, o que garante a grande variedade de opções que temos hoje para agradar a quase todo mundo.