Ouça ao vivo

Lei promete impulsionar economia de Campinas

Foto: Valéria Hein

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, sancionou uma lei complementar que visa impulsionar a economia da Região. O texto permite a instalação de 2.375 atividades comerciais nas vias coletoras da Zona Mista 1, onde estão localizados os distritos do  Campo Grande e Ouro Verde, e bairros como Taquaral, Vila Nova e Vila Brandina, entre outros.

A nova legislação altera a lei de uso e ocupação do solo de 2018 e permite atividades como supermercados, padarias e clínicas, que até agora só eram permitidas nas avenidas. Agora esse tipo de Comércio poderá ser instalado também nas ruas que levam o tráfego para as avenidas. A sanção da lei vai permitir ainda a regularização do Comércio já instalado nesses locais.

De acordo com o Secretário de Planejamento e Urbanismo de Campinas,  Renato Mesquita, além de estimular o Comércio, a medida vai também beneficiar os consumidores que até então necessitavam de deslocamento até as avenidas para fazer compras ou utilizar algum serviço. “Hoje a concentração do Comércio está em avenidas. Quando você o leva para mais próximo, você facilita a vida da população. Esse é o objetivo social do projeto”.

Ele explica que os diversos órgãos da administração municipal estão participando do projeto para garantir a segurança e a ordem nos locais que vão receber estes estabelecimentos comerciais. “No caso da Emdec, o trânsito, da secretaria de segurança pública, a segurança, etc. Estamos preocupados sim com barulho e trânsito”. A lei estabelece ainda que esses empreendimentos tenham larguras específicas nas calçadas, dependendo da localização, que permitam  arborização e sinalização de paradas de ônibus, por exemplo, sem prejuízo da circulação de pedestres.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.