Ouça ao vivo

SP pede urgência na distribuição da vacina da Jansen

Foto: Divulgação/Johnson & Johnson

O governo de São Paulo pediu urgência ao Ministério da Saúde na entrega do lote da vacina da Jansen, que foi doado pelo governo dos Estados Unidos e que segue armazenado. O Brasil recebeu 03 milhões de doses do imunizante da Johnson & Johnson no dia 26 de junho e que até agora não foram distribuídas aos estados. Pela regra da proporcionalidade, o estado de São Paulo tem direito a 678 mil doses da vacina. A Jansen gera uma expectativa positiva na população, porque, diferentemente das demais usadas no Plano Nacional de Imunização, é aplicada em dose única.

O governo paulista pediu agilidade no processo e solicitou a liberação imediata do imunizante. O governador João Doria disse que não entende os motivos da vacina estar armazenada, num momento tão crítico da pandemia. “Aí vem a pergunta: por que o Ministério da Saúde, em quatro dias, não libera as vacinas da Jansen, que recebeu em doação do governo norteamericano para que os governadores dos estados do Brasil possam vacinar a sua população?”, questiona.

A coordenadora do plano estadual de imunização, Regiane de Paula, faz um apelo para que o Ministério da Saúde distribua com urgência o estoque de vacina que está armazenado. Segundo ela, isso poderia trazer um conforto maior para a população, que está ansiosa por receber as doses contra a covid-19. “Quanto mais vacina nós tivermos, melhor será a situação, menos filas teremos, e a população poderá ter acesso rapidamente a essa vacina. Por isso fica aqui também a solicitação para que essas vacinas, que tanto precisamos, sejam enviadas para nós e para todos os estados com a máxima urgência”, afirma.

São Paulo já vacinou 53% da população adulta do estado com, pelo menos, uma dose da vacina. Foram 18 milhões de doses aplicadas. São seis milhões de pessoas que já completaram o ciclo vacinal, o que totaliza 18% da população adulta com as duas doses recebidas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.