Tempo seco deixa escolas em alerta quanto a gripe

Foto: Valéria Hein

Com o tempo mais seco e frio, nesta época do ano é comum um aumento no número de pessoas apresentando sintomas gripais, e esta é uma preocupação maior no ambiente escolar, em especial entre os estudantes da educação infantil e de séries iniciais do Ensino Fundamental. E no contexto da pandemia essa preocupação é maior, afinal, como distinguir se os sintomas são de resfriado, gripe ou covid-19?

No contexto das escolas particulares, a Associação Brasileira de Escolas Particulares, a Abepar, definiu algumas diretrizes, como quando houver registro de caso sintomático a escola precisa orientar o aluno a não frequentar as aulas presenciais por pelo menos 10 dias, conforme detalha Arthur Fonseca Filho, Presidente da Abepar. “Criança com sintoma de gripe não deve vir para a escola, as crianças com suspeita devem fazer o teste antes de voltar, se for negativo volta normalmente, se for positivo cumpre o tempo de afastamento de 10 dias e se ele veio à escola daquela bolha”

Por ´bolha´ Fonseca se refere à cada sala de aula. Segundo ele, a classe só deverá ter as suas atividades presenciais suspensas somente quando houver a confirmação de um ou mais casos de covid-19. “Os protocolos das escolas que vêm funcionando desde o ano passado têm de ser seguidos rigorosamente, eles podem variar um pouco, mas no fundo é o seguinte: confirmou, afasta conforme o protocolo, não confirmou, volta à normalidade”, explica.

Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, as escolas devem identificar precocemente sinais e sintomas compatíveis com Covid-19 em crianças e adolescentes; manter crianças e adolescentes suspeitos ou confirmados de Covid-19 sob afastamento social; e informar o mais precocemente possível a administração da instituição de ensino e o serviço de Vigilância em Saúde Regional sobre possíveis casos suspeitos ou confirmados que tenham frequentado atividades presenciais no estabelecimento.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.