Ouça ao vivo

Unicamp prorroga prazo para isenção da taxa de vestibular

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Unicamp prorrogou o prazo para pedidos de isenção do valor da taxa de inscrição do vestibular. As solicitações agora podem ser feitas até o dia 30 de junho. Na programação inicial o prazo terminaria em 15 de junho. A prorrogação foi determinada pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) para possibilitar que mais candidatos possam solicitar a isenção.

Foram consideradas as atuais dificuldades do ensino remoto, em especial na educação pública, conforme explica José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest. “Muitos estudantes já abandonaram a escola, ou deixaram de dedicar-se aos estudos. Havendo um número reduzido de isenções a tendência é ter queda na participação de estudantes de escolas públicas no processo do vestibular, por isso estamos prorrogando os prazos”, explica o diretor, que afirmou que isso foi constatado devido à queda de pedidos no comparativo com o ano passado.

O pedido de isenção é válido tanto para o Vestibular Unicamp 2022 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2022, e pode ser realizado por vestibulandos que já se formaram ou se formarão no Ensino Médio em 2021, e que se encaixem em uma das três modalidades oferecidas, que são as seguintes:

Modalidade 1 – Candidatos provenientes de famílias de baixa renda (que recebam um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) e que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

Modalidade 2 – Funcionários da Unicamp ou da Funcamp.

Modalidade 3 – Candidatos aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia; ou para os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental.

A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1, enquanto não há limite nas modalidades 2 e 3. O pedido de isenção deve ser feito exclusivamente via internet, no endereço comvest.unicamp.br. “”Contamos com a cooperação dos demais estudantes, cursinhos populares, professores e dirigentes de escolas públicas para que estimulem seus candidatos a apresentarem os pedidos de isenção da taxa”, reforça o diretor.

As inscrições para o vestibular terão início no dia 2 de agosto e seguem até 8 de setembro. Para os que não obtiverem a isenção, o valor da taxa de inscrição será de R$ 180, e poderá ser pago até o dia 10 de setembro. A primeira fase do Vestibular da Unicamp será realizada no dia 7 de novembro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.