Ouça ao vivo

Vacinação contra a gripe entra na terceira etapa

Foto: Valéria Hein

Começou nesta quarta-feira a terceira etapa da vacinação contra a gripe, que inclui pessoas com comorbidades e com deficiência,
caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais das forças armadas e de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens cumprindo medidas socioeducativas.

São vários postos de vacinação cujos endereços podem ser consultados no site: vacina.campinas.sp.gov.br. No Centro de Saúde da Vila Ipê, no Jardim das Oliveiras, foi montada uma tenda na área externa para que não haja contato com pacientes na unidade de saúde. Apesar de bem organizada, a imunização iniciou com atraso pela manhã, o que irritou alguns usuários.

Luciana Martins confiou no cartaz informando o início do atendimento para as 8h30 e chegou 15 minutos mais cedo para vacinar o filho, que por ser criança ficou inquieto com a espera. Luciana conta que o atraso informado seria de meia hora, um problema que, para ela, desestimula a vacinação. “Convencer a criança já é uma dificuldade, a gente traz por necessidade”, diz ela.

As crianças fazem parte da primeira etapa, que começou no dia 12 de abril, e mesmo assim estão com baixa cobertura vacinal, de cerca de 52%. A primeira etapa incluiu também as gestantes, com 48% do público atingido. A 2ª etapa começou no dia 11 de maio, destinada a pessoas a partir de  60 anos, com 30% de cobertura vacinal até esta quarta-feira e  professores das redes pública e privada, com 28%. Para Maria José, o atendimento na unidade ocorreu sem problemas. “E com essa pandemia, eu já tomei as duas doses da covid também e hoje vim completar”, conta.

Sobre a demora no início da vacinação, a Prefeitura de Campinas informou que houve um atraso de 10 minutos porque foi preciso higienizar uma sala que, na noite anterior, recebeu um paciente com suspeita de covid-19, mas que não houve filas e nem aglomerações. Os funcionários do Centro de Saúde explicaram a situação para a usuária, que se exaltou e a coordenação do CS da Vila Ipê lamentou o ocorrido.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.