A Prefeitura de Campinas vai ampliar o horário e capacidade de funcionamento do comércio e serviços não essenciais a partir de amanhã, sexta-feira (9). O horário-limite de fechamento passa das 21h para as 23h, e a capacidade máxima de ocupação dos sobe de 40% para 60%.
A medida inclui todos os setores da economia, como restaurantes, comércio, shoppings, salões de beleza, academias e serviços de um modo geral. Com essa alteração, o toque de recolher passa a vigorar das 23h às 5h. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (8) do Diário Oficial do Município.
A decisão pela ampliação foi tomada pelo prefeito Dário Saadi após avaliação da situação epidemiológica feita pela secretaria Municipal de Saúde, e também devido ao avanço da vacinação na cidade. Mais de 55% da população adulta já foi vacinada ao menos com a primeira dose, segundo a Prefeitura.
A mudança vai de encontro com as alterações no Plano São Paulo anunciadas pelo Governador João Doria na quarta-feira. O Governador liberou o horário máximo de funcionamento para 23h com 60% da capacidade em todo o estado, mas cabe aos municípios escolherem se seguem a determinação ou se mantém limites de horário e de capacidade menores.