Ouça ao vivo

Barragens de Amparo e Pedreira devem operar em 2023

Divulgação/Prefeitura de Indaiatuba

O Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) se reuniu em Indaiatuba nesta terça-feira (20). Os temas em pauta foram relacionados à questão hídrica e também à retomada econômica. A reunião, promovida pela Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), contou com a presença do superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Francisco Loducca, do diretor administrativo e financeiro do Sebrae, Guilherme Campos, e do empresário Rafael Cervone, eleito novo presidente do Ciesp.

O Presidente do Conselho da RMC e Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, do MDB, conta que o superintendente do DAEE relatou na reunião que a região deverá ter em funcionamento a partir de 2023 a Barragem de Pedreira e o reservatório de Duas Pontes, em Amparo. “Nós tivemos boas notícias, que as duas barragens estão em processo acelerado de construção, e que devem estar em funcionamento no começo de 2023”.

A expectativa pela finalização das obras é grande, uma vez que a região busca a autonomia no abastecimento de água, ainda mais em um cenário de possível nova crise hídrica. Atualmente a região depende do Sistema Cantareira, cuja prioridade é abastecer a Grande São Paulo. “Sistema Cantareira hoje não dá conta, pois atende mais a Grande SP do que nossa região, e nós sofremos muito por conta disso”, afirmou Reis.

Quanto à retomada econômica, uma das principais apostas é em qualificação profissional, e isso foi assunto na reunião, assim como a disponibilização de crédito aos empresários da região. Outro tema tratado foi o uso de dinheiro do Fundocamp para ações de assistência social. “Pra que a gente possa dar um auxílio aos desempregados, como vale-gás e cesta básica, além de outros itens, o Fundocamp vai disponibilizar um valor para cada município para que possa atender essas pessoas em vulnerabilidade social”, finaliza o Presidente do Conselho da RMC.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.