Ouça ao vivo

Campinas abre 7,2 mil vagas gratuitas para cursos online

Foto: Arquivo CBN

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta terça-feira (20) a abertura de mais de 7,2 mil vagas em cursos online de qualificação gratuitos. O “Feirão da Qualificação” traz vagas para diversos perfis, e o objetivo é fazer com que os participantes consigam obter um emprego, ou então aumentar a renda em um negócio próprio já existente.

O Secretario Municipal de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, deu alguns detalhes sobre as vagas oferecidas. “Essas 7.237 vagas são 28 cursos em parceria com Sebrae, Senai, Senac, Microlins e Softex, e a duração dos cursos vai de 20 a 80 horas, e os cursos são todos online e gratuitos, de vários setores”.

A pasta estima que, nos últimos 16 meses, ou seja, desde o início da pandemia, tenham ocorrido 219 mil desligamentos no mercado de trabalho formal em Campinas. O setor de serviços foi responsável por 63% das demissões, seguido do comércio, com 23%. E uma consequência disso foi a busca por qualificação, detectada pelo CPAT, o Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas. “Essa parcela dos desempregados aproveitou a pausa involuntária para buscar uma qualificação para melhorar o currículo, e os microempreendedores estabelecidos também viram a necessidade de requalificar para ampliar as vendas por meio de canais alternativos”.

Os cursos serão totalmente online. Os interessados precisam ter acesso a um celular ou computador com acesso a internet. As inscrições começaram no dia 21, e os cursos vão até o final do ano. Mais informações e links para as inscrições no site do CPAT, que é o cpat.campinas.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.