Campinas aplicou 86 doses da AstraZeneca vencidas

Foto: Danilo Braga

Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país. Em Campinas, foram 86 doses ministradas em nove centros de saúde do município. Foram 48 doses aplicadas no distrito sanitário sudoeste, 25 no HC da Unicamp, cinco no distrito sanitário norte, quatro na vigilância em saúde leste e uma nos centros de saúde São Bernardo, Taquaral, Centro, Perseu Leite de Barros e UBS Jardim Campinas. Os dados constam dos registros oficiais do Ministério da Saúde. Porém, algumas dúvidas ainda permanecem, como o fato de cada ampola da vacina conter 10 doses, o que deixaria inviável a aplicação de um mesmo lote em um determinado local que não seja múltiplo de 10.

A secretaria de saúde de Campinas informou que nenhuma pessoa recebeu a dosa da vacina fora do prazo de validade. Antes da aplicação de cada vacina existem cinco checagens por diferentes profissionais, das datas de validade das doses. O que aconteceu foi um erro no registro na tela do computador, em que o digitador clicou no lote errado e encaminhou ao sistema da Secretaria Estadual de Saúde (VaciVida). Os lotes são compostos por letras e números. Este é um trabalho feito manualmente. De um total de 688.129 doses aplicadas em Campinas, houve erro de seleção em 97, o que representa 0,014%. A Secretaria de Saúde já iniciou os contatos com cada uma das 97 pessoas para checagem e esclarecimentos de qualquer dúvida.

O problema também atingiu várias cidades da região. Em Sumaré foram outras 18 ocorrências, 17 em Americana, 10 em Hortolândia, sete em Piracicaba, duas em Paulínia e uma em Limeira e Vinhedo. Indaiatuba informou que recebeu um lote de uma das vacinas citadas , contendo 10 doses, mas que aplicou o imunizante dentro do prazo de validade.

A secretaria de saúde do estado confirmou que cerca de 04 mil doses foram aplicadas fora da validade em cidades paulistas. A pasta orientou os municípios para verificarem o prazo de validade das vacinas antes da aplicação e que todas as grades são distribuídas dentro do prazo de validade. Já o Ministério da Saúde informou que acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas da covid-19 recebidas e distribuídas e que as doses entregues para as centrais estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais. Caso o cidadão tenha recebido vacina da AstraZeneca de um dos oito lotes após a data de vencimento, procure um posto de saúde com sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal e para receber orientações.

 

Confira os lotes que foram usados e que estavam vencidos:

4120Z001

4120Z004

4120Z005

CTMAV501

CTMAV505

CTMAV506

CTMAV520

4120Z025

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.