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Campineiro tem CPF registrado em sistema e não se vacina

Foto: Divulgação Prefeitura de Sumaré

A vacina contra a covid-19 é um dos maiores desejos da população em geral, que aguarda há meses a oportunidade de se proteger contra a doença que levou a vida de milhares de brasileiros. A sensação de alívio e de alegria fica evidente em qualquer pessoa que passa pelos centros de imunização. Mas para o morador de Campinas, Eduardo Vespoli, a situação foi totalmente diferente. Quando chegou a sua vez de se vacinar, ele descobriu que o seu CPF já estava cadastrado e que uma dose havia sido aplicada na cidade de Lins, no interior do estado. Assim sendo, ele não conseguiu se imunizar e ainda por cima não sabe o que fazer para solucionar o problema.

Eduardo Vespoli lamenta o ocorrido e disse que segue sem nenhum tipo de informação sobre o problema. Ele quer saber se foi vítima de um erro provocado pela secretaria de saúde de Lins ou de um golpe. “De qualquer forma a gente fica com a dúvida se, foi simplesmente um erro de digitação e conferência dos dados na cidade de Lins, sendo apenas um problema de verificação no sistema ou se houve uma utilização indevida dos meus dados para que a pessoa pudesse tomar a vacina”, afirma.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o Sistema do Programa Nacional de Imunizações emite um alerta para o usuário, informando se já existe o registro de vacinação para o mesmo CPF. Segundo a pasta, a responsabilidade pela alteração das informações no sistema é da gestão local. A recomendação do Ministério é para que a pessoa procure a unidade de saúde onde a vacina foi aplicada para a correção dos dados. Ou seja, neste caso, o cidadão teria que sair de Campinas e ir até Lins, percorrendo 369 quilômetros, para tentar resolver o problema.

A secretaria de saúde do estado de São Paulo informou que o problema deve ser identificado e solucionado pela prefeitura de Lins. Já a secretaria de saúde de Campinas informou que foi a prefeitura de Lins que lançou os dados do cidadão no sistema, que acusou duplicidade quando ele tentou se vacinar. A pasta apontou que não pode alterar o erro no sistema, que só poderia ser feito pelo estado ou pela prefeitura de Lins.

A assessoria da prefeitura de Lins informou que neste caso, a prefeitura de Campinas precisa entrar em contato com o Departamento Regional de Saúde de Bauru, responsável pelo município, para averiguar a informação e autorizar o cancelamento, se esse for o caso. A pasta municipal ressaltou que só pode tomar alguma providência mediante a autorização do DRS.

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