Pesquisadores do Instituto de Física da USP de São Carlos descobriram informações inéditas sobre a reprodução do Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19.
Esse estudo foi realizado no laboratório Sirius do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas. Este é o primeiro trabalho com dados coletados no local e foi publicado em uma edição especial do Journal of Molecular Biology.
Segundo o coordenador do grupo, professor Glaucius Oliva, o vírus da Covid-19 entra na célula e busca se replicar, mas esse processo possui diferentes etapas. Agora é possível compreender o metabolismo da proteína e trabalhar para impedir a ação de produzir novos vírus.
O estudo começou em setembro de 2020, quando os cientistas da USP utilizaram a linha de luz, chamada Manacá, para analisar 200 cristais de proteínas do vírus Sars-CoV-2 no laboratório Sirius.
O objetivo do estudo era encontrar uma forma de interromper o ciclo do vírus e consequentemente ajudar na criação de novas formas antivirais, como novos fármacos.