Ouça ao vivo

Fechamento de bairro impede acesso a centro cultural

Foto: Divulgação/Manifestantes

Um grupo de moradores e conselheiros culturais de Campinas acompanharam indignados a retomada das obras de fechamento do bairro Terras de Barão, no distrito de Barão Geraldo, na manhã desta terça-feira, 13. Isso porque o bairro abriga o Centro Cultural de Barão, espaço que ocupa a sede da Fazenda Boa Esperança, desenvolvendo atividades públicas e gratuitas de ensino, pesquisa e eventos. O local é administrado pela prefeitura e, obrigatoriamente é de acesso público geral e irrestrito. Segundo o grupo de moradores, no mês passado a Setec teria paralisado a construção da guarita por problemas na documentação, mas obra continuou. Além disso, eles disseram que há um projeto em andamento no Departamento de Urbanismo referente ao Cinturão de Segurança, aprovado por lei complementar no último plano diretor. Isso, em tese, permitira o fechamento do bairro.

Nesta terça-feira, as intervenções seguiram com a construção de cercas e muros, além do fechamento das ruas que dão acesso ao bairro e a instalação de guaritas, impedindo o acesso ao patrimônio público cultural. Alice Possani estava no local e disse que não concordava com a realização da obra, que não tem autorização e que está sendo questionada nos órgãos competentes. Ela lamentou que a população de Campinas seja privada da visitação ao casarão. “Estão construindo cercas, portões e guaritas, por todo o bairro, que dá acesso ao Centro Cultural de Barão. Um espaço público de cultura da cidade de Campinas. Esta obra está sendo questionada juridicamente em várias instâncias, está sendo debatida com a secretaria de cultura, junto ao poder público. É uma obra que impede a circulação e o acesso a um espaço cultural público, que é fundamental para a nossa cidade”, disse.

O professor Wagner Romão também acompanhou a situação e ressaltou a importância o centro cultural para Campinas. Ele pediu que a população em geral se manifestasse em favor do acesso sem restrições ao espaço cultural. “O casarão, o espaço cultural aqui de Barão, que é inclusive administrado pela prefeitura, vai ter o seu acesso fechado por essa obra aqui. Então a gente conclama o poder público, a secretaria de cultura, a Emdec, a secretaria de urbanismo de Campinas e a população em geral para se posicionar contra esse tipo de coisa”, afirmou.

Em nota, a prefeitura de Campinas informou que enviou ao local equipes da secretaria de planejamento e urbanismo, da Emdec e da Setec para saber o que está acontecendo. A administração informou ainda que a associação dos moradores do bairro Terras de Barão entrou com um pedido para instalar os bolsões de segurança, mas o pedido ainda está sob análise e, portanto, não há autorização para o fechamento dos acessos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.