Juiz condena à prisão acusados da 1ª fase da Ouro Verde

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Os seis acusados presos na 1ª fase da Operação Ouro Verde e envolvidos no desvio de R$ 4,5 milhões em verbas públicas do hospital de Campinas, receberam a sentença assinada pelo juiz da 4ª Vara Criminal do município, Caio Ventosa Chaves. Cabe recurso do parecer em primeira instância.

A decisão envolve Paulo Roberto Segatelli Câmara, Daniel Augusto Gonsales Câmara e Ronaldo Pasquarelli, apontados como donos da Organização Social Vitale, e também a então presidente, Fátima Bertoncello, e os ex-diretores, Ronaldo Foloni e Fernando Vitor Torres Nogueira Franco.

Paulo e Daniel Câmara e Ronaldo Pasquarelli foram condenados a 25 anos, um mês e 10 dias de prisão, mas a pena foi reduzida em 2/3 pelo fato dos três terem colaborado na delação do esquema. A fraude era aplicada no superfaturamento de serviços e no desvio de recursos do Ouro Verde.

Aparecida Bertoncello e Fernando Vitor foram sentenciados a 22 anos e 8 meses. Já Foloni recebeu uma pena de 17 anos. Todos eles foram condenados pelos crimes de organização criminosa, fraude em licitação, falsidade ideológica e peculato. Na decisão, o juiz não tem dúvida da culpa dos réus.

Segundo a sentença do magistrado, não há informação ou testemunho “que deixe de comprometer os réus de forma irrespondível, que vincule cada um aos demais e todos aos crimes que lhes são atribuídos”. Além disso, também vê claro o propósito de obter “criminosas vantagens econômicas”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

Instituições de ensino e esportivas lançam Programa Antirracista pela Cor do Esporte

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.