Junho foi o melhor mês para os cinemas do Brasil na pandemia. Filmes como “Invocação do Mal 3” e “Velozes e Furiosos 9” atraíram cerca de 2,5 milhões de pessoas e arrecadaram cerca de R$ 43 milhões, o que significou 36% do faturamento do ano, segundo um levantamento feito pela CBN.
E o resultado, aliado à evolução da vacinação e à previsão de outros grandes lançamentos, anima os exibidores para os próximos meses, já que a maioria das empresas acumulou grandes prejuízos e se segurou até aqui por conta dos cortes de gastos e das medidas provisórias do Governo Federal.
No Kinoplex, por exemplo, a gerente nacional de marketing, Patricia Cotta, conta que o movimento deve ser maior até setembro. Ela alega que a cadeia de cinemas decidiu não demitir ao longo dos últimos 15 meses, mas suspendeu contratos e reduziu cargas horárias. Agora, prevê a normalização.
“Os cinemas estão voltando com força total. Então, a gente tirou a maior parte das equipes da suspensão e aumentou as cargas horárias da operação. Acreditamos que vai melhorar, à medida que a vacinação acontecer e as pessoas notarem todos os protocolos de segurança nas salas”, detalha.
As mudanças também foram feitas no Kinoplex de Campinas, no Parque Dom Pedro Shopping, onde a reportagem da CBN Campinas esteve no final de junho para conversar com os espectadores. Katria Fernandes e João Gabriel Zullo assistiram uma sessão pela primeira vez durante a pandemia.
Além de se sentirem seguros diante dos indicadores atuais e relatarem adotar e respeitar todas as medidas e protocolos sanitários, confirmaram que a estreia de um blockbuster, “Velozes e Furiosos 9”, foi um dos atrativos para o passeio feito com um grupo de amigos.
“Durante a pandemia essa é a primeira vez que eu venho. E foi pelo filme mesmo. A gente tava em amigos ontem e decidimos vir para assistir. Foi o que incentivou. Antes, não tinha”, justifica ela.
“Eu vejo todo mundo respeitando o uso de máscaras. Não vi ninguém sem proteção. Só vejo gente sem máscara comendo mesmo. Acho que, em geral, estão todos respeitando”, opina ele.
Também notando o fluxo maior de frequentadores nas salas de cinema do shopping Prado Boulevard, em Campinas, nas últimas semanas, o CEO da rede Cineplex, Marcelo Dias, compara o mês de junho com a primeira reabertura em outubro de 2020 e confirma que o momento é bom.
Apesar de ponderar sobre os reflexos das medidas restritivas adotadas na cidade e no estado, ele entende que o otimismo causado pela imunização contra a covid-19 é o grande responsável pelo retorno das pessoas e também pela melhora nos caixas. A expectativa é fechar 2021 no azul.
“Claro que, dentro das medidas restritivas, ainda tá difícil pra nós. Mas, de agora em diante, com a vacinação avançando, acredito que quanto mais as pessoas forem vacinadas, melhor”, defende.