A secretaria de saúde de São Paulo informou nesta quarta-feira, 14, que a mortalidade em pacientes com covid-19 caiu 46% nos últimos quatro meses. Segundo dados do governo, em março deste ano, 35% das pessoas que se internavam após a contaminação pelo coronavírus não resistiam às complicações da doença. Em junho, este indicador reduziu para 19%. O número é ainda maior na faixa etária acima dos 70 anos, já que o grupo está imunizado com duas doses da vacina.
Nas últimas semanas, todos os indicadores da pandemia têm recuado, segundo a secretaria de saúde. Na comparação entre as duas últimas semanas epidemiológicas, por exemplo, os novos casos da doença diminuíram 10,7%, as internações caíram 14% e os óbitos reduziram 26,1%, recuando de 505 casos para 373.
A administração estadual associa a queda expressiva da mortalidade ao avanço da vacinação em todo o estado. O governador João Doria reafirmou que a maneira mais eficiente para salvar vidas é disponibilizar as doses da vacina para a população. “A queda acentuada da mortalidade do coronavírus em São Paulo é resultado dos altos índices de cobertura vacinal. Aliás, sempre afirmamos aqui: vacinar, vacinar e vacinar. A melhor forma de preservar vidas é com a vacina”, afirma.
O coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid, João Gabbardo, acredita que a retomada de um ritmo normal de atividades vai se aproximando, na medida em que a vacinação avança. Ele afirma que ao vacinar toda a população com idade superior a 12 anos até setembro, como prevê o calendário estadual, é possível flexibilizar ainda mais as sanções impostas pelo Plano São Paulo. “Nós acreditamos que, ao final do mês de setembro, com 86% da população já vacinada, nós teremos o controle da pandemia. E é muito provável, que a partir daí nós possamos flexibilizar algumas atividades que hoje não são possíveis”, explica.
São Paulo se aproxima da marca das 30 milhões de doses de vacina aplicadas. O número deverá ser atingido na tarde desta quinta-feira, 15. 16,43% dos paulistas já estão com o esquema vacinal completo.