Campinas anuncia parceria com empresas para vacinação

Foto: Rogério Capela/Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Campinas e as empresas privadas da cidade farão uma parceria para acelerar a vacinação contra a Covid-19. A novidade publicada no Diário Oficial desta terça-feira (20) vai possibilitar que companhias se cadastrem para participarem dessa ação.

Em entrevista coletiva na segunda-feira (19), o Prefeito Dário Saadi fez o anúncio e explicou como vai funcionar. Os empresários interessados devem seguir todas as regras divulgadas pela Prefeitura e realizar o cadastro da companhia. Caso haja uma grande procura, serão selecionadas primeiramente as empresas com maior número de funcionários para o início da vacinação. Vale reforçar que a faixa etária será a mesma da população que é vacinada, neste caso acima dos 30 anos de idade.

No entanto, há todo um procedimento e responsabilidade para que tudo aconteça de forma correta. A Prefeitura vai disponibilizar as vacinas, insumos, treinamento para a equipe e apoio. Já a empresa vai ser responsável pela coordenação, equipe médica, cadastro dos funcionários, caixas térmicas e transporte das vacinas e também a aplicação das doses.

O Prefeito Dário Saadi afirma que essa é uma ação inédita no Brasil.

“Nós fomos procurados por algumas empresas com o objetivo de fazer a vacinação em parceria. Nós abriremos para todas as empresas em igualdade de condições. É uma ação inédita, nenhuma cidade do Brasil adotou uma medida como essa, mas nós achamos que Campinas tem empresas organizadas, setor empresarial, industrial, de serviços, instituições, universidades, escolas particulares. Quem tiver interesse vai entrar e se cadastrar.”

Duas empresas vão fazer testes dessa parceria na quarta-feira, para que toda a ação seja avaliada. Uma das companhias é a Triunfo.

Durante a coletiva foi dito também sobre a intenção de acelerar a vacinação para as pessoas entre 18 e 35 anos, que são economicamente ativas. Campinas possui 375 mil morados desse grupo.

Outro motivo para a parceria com empresas privadas é a variante Delta. Até o momento não há registro da cepa em Campinas, que teve origem na Índia, mas a Prefeitura monitora todos os casos de Covid-19.

“Essa possível chegada, a gente acredita que essa variante já esteja circulando em Campinas, mas essa possível chegadas foi também uma das razões que nó resolvemos fazer essa ampliação da vacinação com as parcerias com empresas. Nós estamos agora focados em uma população de 18 a 35 anos que circula muito, com um percentual grande, que infelizmente aglomera… Essa agilidade na vacinação vai ser fundamental para que a cidade não sofra nesse final de controle da pandemia.”

Com relação aos funcionários de empresas campineiras que moram em outras cidades, a Administração afirmou que também busca imunizar esses colaboradores, no entanto, isso vai depender da aprovação do Estado de São Paulo e do envio de novas doses.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.