O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que vai enviar 100 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 aos municípios entre julho e agosto.
A afirmação foi feita em uma reunião em Brasília realizada na noite de quarta-feira (7). Estava presente o prefeito de Campinas e vice-presidente de saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Dário Saadi.
O ministro informou que 40 milhões de doses chegarão este mês e 60 milhões em agosto. “Esse reforço será importante para avançarmos na imunização da população”, disse Dário.
Nesse encontro, Dário Saadi solicitou a Marcelo Queiroga um crédito adicional de pelo menos R$ 40 bilhões para que as cidades possam regularizar os procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão parados. Esses valores seriam gastos para atender pacientes com Covid-19 em leitos de UTI e enfermaria, nos ambulatórios e também na vacinação da população.
O ministro vai analisar o pedido e verificar com o Ministério da Economia a possibilidade de liberar o crédito.
Outra proposta discutida na reunião foi a de retomar e organizar a demanda reprimida de casos não Covid, como cirurgias eletivas, procedimentos como endoscopia, colonoscopia, consultas com especialistas e exames por imagem.
Segundo Dário, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) estima que a pandemia paralisou um bilhão de procedimentos médicos.