Unicamp anuncia retorno gradual atrelado à vacinação

Foto: Valéria Hein

A Reitoria da Unicamp anunciou um novo cronograma de retorno gradual das atividades presenciais, mas num esquema atrelado ao ritmo de vacinação contra a covid-19. O retorno só poderá ocorrer após o aluno ter se imunizado com a segunda dose, o que na maioria dos casos deverá ocorrer no fim do ano, possivelmente em novembro.

Com isso, apesar do governo estadual ter permitido as aulas presenciais para o início do segundo semestre, com 60% da capacidade das salas, na Unicamp, a medida só vai valer para cursos da área de assistência pessoal, como Enfermagem e Medicina, no Hospital de Clínicas e em pesquisas laboratoriais da pós-graduação.

Uma alternativa apontada pela reitoria para manter as aulas remotas, sem prejudicar os estudantes, será direcionar as aulas práticas, que necessitam da estrutura dos campi, para o fim o semestre.

A estudante de pós-graduação no IFCH, Maria Clara, só foi ao campus de Campinas para protocolar uma tese. Para ela, a medida anunciada pela reitoria está correta. “Voltar agora é muito arriscado. A gente adora frequentar a Unicamp, é um local muito agradável, mas tem que tomar as duas doses”.

Quem tem comércio de lanches no campus sente falta dos estudantes.  A operadora de caixa, Marli Batista, acredita que o movimento vai continuar baixo até o fim do ano. “Eu acho que vai demorar! Vai ser em meados de outubro ou novembro, porque agora que eles estão começando a tomar as primeiras doses”. Ao todo, a Unicamp tem 2 mil professores, 6,7 mil funcionários e 33,2 mil alunos nos três campi: Campinas, Piracicaba e Limeira.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.