Ouça ao vivo

Viracopos tem maior movimento de cargas desde 2013

Foto: Divulgação/Azul Linhas Aéreas

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, registrou alta de 51,5% no total de carga movimentada, em toneladas, no 1º semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Este foi o melhor 1º semestre desde o início da concessão, em 2013. De janeiro a junho de 2021 embarcaram e desembarcaram por Viracopos 168.924 toneladas.

No primeiro semestre do ano passado foram 111.502 toneladas. Os resultados positivos foram alavancados por altas nos setores de importação, exportação, remessas expressas e cargas domésticas, com destaque para os setores de tecnologia, farmacêutico, químico, metalmecânico, vestuário, calçados, frutas, autopeças, automotivo, papelaria, entre outros.

Esse desempenho de Viracopos consolida o aeroporto de Campinas como uma das principais portas de entrada do Brasil de equipamentos e de vacinas usadas no combate à covid-19. Só em importações, a alta do volume movimentado no 1ª semestre no Terminal de Carga foi de 33,5% em relação ao mesmo período de 2020. Na exportação, a alta foi de 34,1%. No período, deixaram o país por Viracopos 49 mil toneladas de carga.

Já, as cargas domésticas tiveram alta de 135,7% no acumulado dos seis primeiros meses deste ano.  Foram transportadas via Viracopos 45,6 mil toneladas. Ou seja, mais que o dobro de 2020, com registro de 19,3 mil toneladas. As cargas de remessas expressas, somadas as importações e exportações, tiveram alta de 32,7% no 1º semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.