25ª Campinas Decor começa na sexta no Cotuca

Começa nesta sexta-feira, dia 3 de setembro, a 25ª edição da Campinas Decor. Neste ano a mostra ocorre no prédio do Cotuca, o Colégio Técnico de Campinas, na região do Botafogo. A 25ª edição da mostra estava prevista para ser realizada nos meses de maio e junho de 2020, mas teve de ser adiada por conta da pandemia.

Um convênio de permissão de uso foi firmado entre a organização da mostra de arquitetura, decoração e paisagismo e a Unicamp, que é a administradora do Cotuca. O investimento estimado é de R$ 12 milhões na recuperação do prédio e preparação da mostra, custo dividido entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. O reitor da Unicamp, Tom Zé, destaca a importância do centenário prédio, que foi desenhado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. “É um prédio histórico, faz parte do patrimônio da cidade, do início do século passado, é uma parte importante das atividades da nossa universidade, e tem esse duplo aspecto, da importância para a universidade e da importância para a cidade”.

O prédio do Cotuca foi construído em 1918, por Bento Quirino. A Unicamp começou seu funcionamento no local, em 1967, com os cursos de química, engenharia de alimentos e medicina. No mesmo ano, o Cotuca começou a funcionar, com os cursos de eletrotécnica, mecânica e alimentos.

Após um problema no telhado em 2014 os alunos tiveram de deixar o prédio. A princípio, de forma emergencial, eles passaram a estudar em prédios do campus da Unicamp em Barão Geraldo. Posteriormente um espaço de uma antiga escola particular foi alugado na região do Taquaral, e desde então o Cotuca vem realizando suas atividades no local.

A diretora do Cotuca, Vanessa Bavaresco, falou sobre os planos de retorno dos alunos ao histórico prédio da Rua Culto à Ciência após o término da Campinas Decor. “Em um mês eles devolvem o prédio, e aí a Unicamp entra com o final da infraestrutura, como montagem dos laboratórios e dos ambientes de ensino, e a expectativa é em março de 2022 retornarmos com os 2 mil alunos”.

A decoração da mostra foi realizada de modo a preservar a história do local, conforme destaca Sueli Cardoso, Organizadora da Campinas Decor. “Foi um trabalho pensando realmente em recuperar um prédio que pudesse voltar a ser usado pela sociedade, e seria uma oportunidade pra devolver toda essa estrutura no centro da cidade de Campinas”.

Esta é a terceira vez que o evento é realizado em parceria com a Unicamp. A primeira vez foi em 2008, no CIS Guanabara, e a segunda na Fazenda Argentina, em 2018, ambos locais administrados pela Unicamp. Durante a mostra, 58 ambientes do Cotuca foram transformados em quartos, cozinhas, salas, e banheiros, e estão totalmente decorados.

A Campinas Decor vai até 2 de novembro, e após a devolução do espaço à Unicamp o local seguirá contando com parte da decoração da mostra.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.