Ouça ao vivo

Criação da Região Metropolitana de Jundiaí é debatida

Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação

Uma audiência pública realizada com a presença do Governador João Dória (PSDB) em Jundiaí nesta sexta-feira (6) discutiu a criação da Região Metropolitana de Jundiaí. O projeto de lei que pode definir a criação deve ser votado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em até 90 dias.

A proposta é que a região metropolitana tenha sete cidades: Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Jarinu e Várzea Paulista, municípios que hoje compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), e juntos totalizam 810 mil habitantes.

A criação da nova Região Metropolitana integra o Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. A proposta de nova regionalização busca manter ao máximo as divisões existentes, considerando também o nível de integração regional entre os municípios.

O Governador João Dória ressaltou que a criação da região metropolitana traria melhorias para os moradores das cidades integrantes. “Isso muda a vida das pessoas das cidades que vão compor a região, pois isso estabelece facilidades de organização, planejamento e estruturação urbana, é um salto na vida das pessoas que moram nessas cidades que vão integrar a Região Metropolitana de Jundiaí”.

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), deu exemplos práticos de possíveis mudanças que podem ocorrer com a criação da região metropolitana. “Um exemplo prático, a possibilidade de a cidade ter um Deinter, um departamento do interior da Polícia Civil, ou um comando de batalhão local da Polícia Militar, além de ações da Divisão Regional de Saúde que podem ser descentralizadas para nossa região”.

Caso a criação se confirme, esta será a sétima região metropolitana do estado. Atualmente existem as regiões metropolitanas de Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, Sorocaba, Baixada Santista, e Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.