Ouça ao vivo

Campinas confirma fim de restrições a partir desta terça

Foto: Valéria Hein

A prefeitura de Campinas anunciou o fim de algumas medidas restritivas a partir desta terça-feira (17). Deixam de existir os limites de público e de horário em todas as atividades na cidade, como comerciais, de serviços, entretenimento, entre outras.

O Secretário Municipal de Justiça, Peter Panutto, falou ainda sobre outras medidas que deixarão de vigorar. “Nós não vamos renovar o toque de recolher e nem a proibição de reuniões familiares com mais de 10 pessoas”. Porém, segue havendo a exigência de espaçamento mínimo de um metro entre as pessoas em qualquer atividade.

O decreto com as liberações será nesta terça, junto de um segundo decreto liberando instituições de ensino superior a receberem 100% do alunos. As práticas esportivas também foram liberadas, desde que com distanciamento mínimo de 1 metro quando possível, e há recomendação de uso de máscara.

Seguem proibidos shows com público em pé, eventos com pista de dança e eventos esportivos com presença de torcida. A perspectiva é que isso seja liberado em novembro, conforme planejamento do Governo do Estado.

A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea Von Zuben, alertou que cabe a população seguir com os cuidados, e que se os números regredirem, as restrições poderão ser retomadas. “Em qualquer momento se a gente for vendo pelos nossos indicadores precoces que há algum tipo de aumento no número de casos e aumento da gravidade a gente vai ter que rever essas medidas, por isso cada um tem que ser responsável pela sua saúde”, alertou.

A Prefeitura afirma ter seguido o estado quanto às liberações devido aos números atuais relacionados à pandemia na cidade. Nas últimas semanas foram registradas quedas nas taxas de ocupação de UTIs, nos novos casos e novos óbitos.

A cidade vem atendendo entre 4 mil e 5 mil casos de sintomas respiratórios por semana, número que há alguns meses chegou a ser de mais de 11 mil, e também houve queda na taxa de positividade dos testes de covid-19, com cerca de 28% dos testes realizados dando positivo. Há algumas semanas essa taxa ultrapassava 40%.

A Prefeitura reconheceu que há a circulação da variante Delta na cidade, que é mais transmissível. Porém, foi destacado que as vacinas seguem evitando casos mais graves, mesmo em pessoas infectadas com a variante Delta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.