Ouça ao vivo

Consórcio PCJ prevê nova crise hídrica em 2022

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Um relatório do Consórcio PCJ, que cuida dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, prevê que em dezembro deste ano as bacias do Sistema Cantareira atinjam o nível de apenas 20%. A quantidade é preocupante, pois pode afetar o abastecimento das cidades da região de Campinas e também da Grande São Paulo.

O coordenador de projetos do consórcio intermunicipal, José Cezar Saad, afirma que caso não haja volume suficiente de chuvas no período entre setembro e outubro deste ano, a região corre risco de passar por uma nova crise hídrica em 2022. “Para este ano não projetamos, mas as previsões são abaixo da média histórica”, explica.

Em caso de desabastecimento, os municípios vão precisar fazer rodízio de água. A recomendação do coordenador de projetos das Bacias PCJ é que desde já, as empresas responsáveis pela distribuição devem começar a investir em reservatórios. “Neste período de estiagem, os municípios devem promover desassoreamento para aumentar a reservação quando as chuvas vierem”, alerta Saad.

O represamento de água não exige mais outorga e pode ser feito pelos municípios dispensando burocracia. Barragens como as de Amparo e Pedreira, que estão em construção, ainda não funcionarão caso a crise hídrica chegue à região no próximo ano.

A falta de chuvas é o principal motivo para a baixa dos volumes, assim como na crise ocorrida em 2014. De acordo com as estimativas dos institutos de meteorologia, a precipitação mais abundante está prevista apenas para 2025.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.