CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Escolas de Campinas reabrem e flexibilizam ocupação

As escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular de Campinas tiveram a permissão de retomada das aulas, nesta segunda-feira, com flexibilização no limite de ocupação. Na rede municipal,

Escolas de Campinas reabrem e flexibilizam ocupação
Foto: Valéria Hein

As escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular de Campinas tiveram a permissão de retomada das aulas, nesta segunda-feira, com flexibilização no limite de ocupação. Na rede municipal, as turmas que eram dividas em três, atrásra são duas. Uma turma fica no sistema remoto de ensino, enquanto a outra retorna ao presencial, invertendo a ordem na semana seguinte, em revezamentos quinzenais.

Já, nas oito Escolas de Educação Integral, as aulas presenciais serão todos os dias, sendo três horas em cada período. Metade dos alunos pela manhã e a outra metade à tarde. O retorno continua por decisão de pais ou responsáveis e a presença não é obrigatória.

De acordo com Júlia Tena, diretora das Escolas Municipais, Dr. Perseu Leite de Barros e Profa. Gessy Gabriel Martins de Camargo, nesta segunda-feira a movimentação ainda foi tímida, mas com um ligeiro aumento na frequência. “Percebemos um número maior que aderiu ao retorno neste revezamento quinzenal, mas muitos já justificaram que vão aguardar familiares tomarem a 2ª. dose. Hoje é o primeiro dia e estamos acolhendo crianças e familiares, sentindo o movimento”.

Júlia Tena relata um rigoroso cumprimento aos protocolos sanitários. “Acompanhamos os cadernos indicativos de protocolos da prefeitura, realizamos um questionário na entrada, aferimos a temperatura, estamos fazendo o máximo para que não haja nenhum caso na unidade”.

Daniela Pereira é mãe de um casal de gêmeos que está no ensino infantil e demonstrou confiança nos protocolos da escola. “O atendimento aos protocolos está sendo excepcional, tenho gêmeos e eles queriam muito voltar. A gente mora perto da escola e quando passavam em frente, ficavam loucos pra voltar”.

A Secretaria Municipal de Educação ampliou ainda o horário das atividades presenciais. Nas creches, que atendem alunos de 0 a 3 anos, o horário vai passar de 7h às 11h para  7h às 14h. Na pré-escola, Ensino Fundamental e EJA, o turno vai aumentar de 3 para 4 horas diárias. Nas universidades, o limite permitido de ocupação será de 60%, com exceção dos cursos da área de saúde, que podem ter ocupação de 100%.

Compartilhe

Conteúdos