Morador tem problema com “xepa da vacina”

Foto: Valéria Hein

Um morador de Campinas reclama da falta de definição sobre o funcionamento da aplicação de doses sobrantes de vacinas contra a covid-19 nos Centros de Saúde da cidade, a chamada “xepa da vacina”. Na última sexta-feira (27) a Prefeitura anunciou que os moradores de Campinas interessados em antecipar a segunda dose de Astrazeneca ou Coronavac, e também os adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades que desejarem receber a primeira dose, podem procurar qualquer centro de saúde perto do horário de encerramento da vacinação para tentar obter uma dose sobrante, sem a necessidade de agendamento. As exceções são os três CS que não fazem a imunização, que são o Campina Grande, Carlos Gomes e Boa Esperança.

Mas o administrador Marcos Oliveira relata que foi ao CS Barão Geraldo no final da tarde da última sexta-feira (27), acompanhado da filha, e que os dois não conseguiram receber uma dose sobrante, pois o CS não estava realizando este tipo de aplicação. “A atendente foi muito educada mas disse que não tinha orientação da prefeitura quanto à xepa da vacina, eu estive por volta das 18h30 com minha filha, e havia outras pessoas na mesma situação. Eu queria antecipar a minha segunda dose, e minha filha de 17 anos a primeira, mas não foi possível”.

Segundo anunciado pela prefeitura, a antecipação da segunda dose de Astrazeneca pode ser feita em maiores de 18 anos a partir de 60 dias da primeira dose (normalmente o intervalo é de 84 a 90 dias). No caso da Coronavac, o adiantamento é voltado para maiores de 18 anos a partir de 21 dias da primeira vacina (geralmente ela é aplicada com intervalo entre 26 e 31 dias).

A Prefeitura ressalta que não existe garantia que haverá doses sobrando nas unidades e que, quando há sobra, o número é baixo. O atendimento se dá por ordem de chegada e a recomendação é que os interessados cheguem, no máximo, 15 minutos antes do fechamento.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que todas as unidades foram orientadas sobre a alteração do processo de vacinação com as doses remanescentes. O Departamento de Saúde vai apurar o que aconteceu na unidade de Barão Geraldo e reorientar a equipe. A Pasta reforça que o novo procedimento continua vigente.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

Motociclista fica em estado grave após acidente na Rodovia Santos Dumont em Campinas

Em Piracicaba, motorista perde controle de carro e ‘sobe’ em poste

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.