Pandemia altera perfil de usuários do Bom Prato

Foto: Arquivo CBN

Desde o início da pandemia o Bom Prato, restaurante popular ligado ao Governo do Estado, realizou diversas alterações em sua forma de atendimento. A unidade de Campinas, por exemplo, está servindo somente marmitex, para retirada, sem a possibilidade de refeição no local, como ocorria antes da pandemia, em um esquema de “bandejão”.

O atendimento também foi ampliado, e o restaurante popular passou a funcionar também aos finais de semana, além de oferecer comida gratuitamente às pessoas em situação de rua. O gerente do Bom Prato de Campinas, Reuber Boschini, afirma que houve uma mudança no perfil dos usuários do restaurante desde o início da pandemia. “Continuamos atendendo uma maioria de idosos, cerca de 60%, mas o número de moradores de rua praticamente dobrou, e vêm famílias que levam quatro, oito marmitex, e tão levando para ter uma alimentação melhor”.

O volume de refeições servidas na unidade de Campinas também cresceu. No ano passado a média foi de 69,1 mil refeições por mês. Neste ano, até o mês de julho, a média registrada foi de 81,3 mil, um aumento de 17,6%.

Porém, a alta dos alimentos foi um desafio para a manutenção da qualidade e quantidade oferecidos pelo Bom Prato. “A qualidade da comida mantém a mesma, as vezes não podemos dar uma carne como gostaríamos de dar, mas o prato continua sendo balanceado com 1.200 calorias cada marmitex, tivemos ajuda do banco de alimentos de Campinas e algumas doações”, relata Boschini.

Foto: Danilo Braga

O Bom Prato conta com usuários frequentes, que em geral aprovam a qualidade da comida e do serviço, como a aposentada Maria Aparecida Lima. “Às vezes quando estou na cidade eu pego, preço e qualidade excelente”, conta. Já o Técnico em Informática Misael Neemias afirma almoçar no local sempre que tem a oportunidade. “Eu trabalho em Valinhos e venho buscar peça aqui direto, e geralmente passo para pegar pela qualidade e pelo preço, ajuda bastante, quem trabalha aqui no Centro principalmente, né?”

O Bom Prato de Campinas serve 2.100 refeições diariamente no almoço, além de 300 no café da manhã e outras 300 no jantar.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas pode chegar ao “nível máximo” do risco para incêndios nesta sexta

Três mil passageiros pulam catracas do BRT todos os dias em Campinas

Combate ao excesso de velocidade vai pautar ações da Semana de Trânsito na região

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.