Subiu de quatro para cinco o número de lares de idosos com surtos de covid-19 em Campinas. Uma unidade da Instituição de Longa Permanência de Idosos Angels Life confirmou o problema. Ainda segundo o local, 12 moradores e dois funcionários foram infectados com o coronavírus. Dois dos idosos infectados permanecem internados e todos os casos foram entre julho e agosto.
Questionada, a Secretaria de Saúde informa que “imediatamente” fez a busca ativa de infectados. Conforme a pasta, também foram feitas a avaliação dos processos de trabalho e orientações. Entre as medidas, estão o isolamento de sintomáticos e testes em todos os funcionários e moradores. Por fim, alega que a instituição é acompanhada pela Vigilância, junto com o CS de referência.
O Departamento de Vigilância em Saúde já investigava surtos em outros quatro estabelecimentos. As três unidades da Sênior Vit e o Lar dos Velhinhos registraram um total de 14 infectados. Conforme o Devisa na ocasião, todos os idosos haviam sido vacinados contra a covid-19. Sobre isso, inclusive, destacou que os imunizantes reduzem, mas não zeram o risco de casos graves.
A Prefeitura liberou as visitas aos idosos moradores de instituições de repouso no dia 29 de julho.