Ouça ao vivo

SP terá terceira dose de vacina a partir do dia 06

Foto: Reprodução/Governo de SP

O governador de São Paulo, João Doria, informou nesta quarta-feira, 25, que haverá a aplicação de terceira dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com mais de 60 anos, a partir do dia 06 de setembro. A decisão é vista como necessária para proteger a população contra a variante delta do coronavírus, que está se espalhando pelo país. A estimativa é de que 900 mil pessoas recebem a dose extra do imunizante.

A dose extra será aplicada com um intervalo mínimo de seis meses após a pessoa ter recebido a segunda dose do ciclo regular de vacinação, ou da dose única, no caso do imunizante da Janssen. A terceira dose aplicada será aquela que estiver disponível nos postos de vacinação, podendo ser um imunizante diferente daquele que foi aplicado num primeiro momento. O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, Paulo Menezes, afirmou que a aplicação da terceira dose da vacina é uma tendência mundial para a proteção da população contra a nova variante do coronavírus. Ele explica que desta forma, o comitê reuniu as evidências necessárias que justificam a aplicação da dose extra do imunizante. “Desta forma, o comitê científico reuniu as evidências de todo o mundo. Estamos vendo aí vários países colocando esta terceira dose adicional, como proteção extra para a sua população e assim o comitê entende que é muito adequado neste momento termos essa condição também para a nossa população mais vulnerável”, afirmou.

O diretor executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo disse que a terceira dose será aplicada na população mais vulnerável, independentemente do fabricante. “A nossa solicitação e o parecer do comitê científico é que nós devemos fazer uma dose de reforço, com as vacinas que estiverem disponíveis, independente de quem tomou um tipo ou outro de vacina”, disse. Com isso, grande parte das pessoas que receberão a primeira dose neste primeiro momento, foram imunizados com a CoronaVac. Isso porque no início da vacinação, em janeiro, quando essa parcela da população foi imunizada, havia apenas disponível da dose fabricada pelo Butantan.

O governo vai disponibilizar uma nova versão da carteira de vacinação, de cor azul, indicando a aplicação da terceira dose da vacina. O novo cronograma para a dose extra passa a vigorar a partir do dia 06 de setembro e vai obedecer um esquema de faixa etária, ainda a ser definida pelo Centro de Contingência do Coronavírus, a exemplo do que aconteceu no início da campanha.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.