CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uso de duas máscaras ajuda a prevenir variante

A variante delta da covid-19 tem transmissão mais rápida em relação ao coronavírus que gerou a pandemia. A ciência ainda não chegou à conclusão se a contaminação pela mutação é

Uso de duas máscaras ajuda a prevenir variante
Foto: Henrique Bueno

A variante delta da covid-19 tem transmissão mais rápida em relação ao coronavírus que gerou a pandemia. A ciência ainda não chegou à conclusão se a contaminação pela mutação é mais perigosa, mas o uso de máscaras segue sendo fundamental para evitar o contágio.

A médica da Unicamp Raquel Stucchi, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, recomenda o uso da N95 ou PFF-2, mas afirma que o uso de duas máscaras ajuda a prevenir as pessoas contra a variante delta. “Na falta de uma N95, que use dupla máscara. Vou aumentar a barreira, se permitir que eu fale, respire e caminhe”, explicou a infectologista.

Para quem usa as máscaras recomendadas, a infectologista explica que o tempo de vida útil de cada equipamento varia, mas é mais extenso que das máscaras comuns. “Usando uma na segunda, outra na terça e outra na quarta, se cuidar dela direito, pode durar entre três e quatro meses”, disse Stucchi.

Já as máscaras cirúrgicas, segundo Raquel Stucchi, tem vida útil de apenas quatro horas e deve ser descartada no lixo orgânico. Caso o equipamento for molhado ou umedecido, seja qual for o modelo, a recomendação é que se troque na hora, pois perde a proteção contra o vírus.

Conteúdos