CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vacinação contra a gripe tem público-alvo baixo em Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas liberou a vacinação contra a influenza, a chamada gripe comum, para todos os públicos na cidade no início de julho. Mas a adesão foi

Vacinação contra a gripe tem público-alvo baixo em Campinas
Foto: Danilo Braga

A Secretaria de Saúde de Campinas liberou a vacinação contra a influenza, a chamada gripe comum, para todos os públicos na cidade no início de julho. Mas a adesão foi baixa na comparação com os números entre 15 e 29 do mês passado divulgados pela pasta. Neste período de duas semanas, foram aplicadas mais de 35 mil doses, chegando ao total de 313 mil imunizações, mas a cobertura vacinal ultrapassou 70% em apenas um dos grupos.

Das 1.798 puérperas, mães de recém-nascidos,1.263 se imunizaram, somando 70,2% do público-alvo. Mesmo assim, apenas 43 mulheres receberam a vacina neste período de 14 dias.

A menor cobertura vacinal do município é a do grupo dos portadores de deficiência. Apenas 234 de mais de 33 mil pessoas com essa enfermidade receberam a dose, o que significa 0,8% do total. No período entre 15 e 29 de julho, apenas 12 se vacinaram.

O último levantamento dos grupos prioritários inclui pessoas com comorbidades, que deveriam receber tanto a vacina contra a gripe quanto à que combate à covid-19. Não há dados comparativos com o período anterior, mas a cobertura vacinal é 43%, com menos de 34 mil dos mais de 78 mil portadores de doenças recebendo a vacina.

Dentre os grupos com prioridade para imunização contra a influenza, 60% das crianças de Campinas foram vacinadas, com quase 3 mil doses a mais que no período anterior. Os professores têm 57% de cobertura vacinal, contra 55% registrados até o dia 15. A quantidade de idosos subiu de 58% para 60% e trabalhadores da saúde somam quase 63%, com pouco mais de 500 doses no último levantamento. Foram cerca de 500 gestantes vacinadas a mais nos últimos 14 dias, atingindo 60% do público-alvo.

 As vacinas contra a gripe serão aplicadas até o fim das doses disponíveis no município e são aplicadas em 67 centros de saúde de Campinas. Este ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victória. Os horários e locais estão no site vacina.campinas.sp.gov.br.

Conteúdos